Floyd Mayweather Jr e Canelo Álvarez unificam cinturões em duelo de invictos

Danilo Gustavo

1 de junho de 2013

Estrela ianque coloca invencibilidade em jogo e unifica cinturões contra o jovem mexicano

Floyd Mayweather Jr já tem adversário definido para sua próxima luta. Trata-se do mexicano Saúl “Canelo” Álvarez, campeão unificado (CMB e AMB) da categoria dos médios-ligeiros (até 69,9 quilos) e que também ostenta cartel invicto (44-0-1, com 30 nocautes). Depois da bem sucedida defesa do cinturão CMB da categoria dos meio-médios (até 66,7 quilos) contra Robert Guerrero, “Money” Mayweather sobe uma divisão e encontrará um duro desafio em Alvarez na busca por manter sua invencibilidade. O combate valerá a unificação dos cinturões da AMB (Floyd é o supercampeão da entidade) com o do CMB.

Gênio. Esta é a palavra que melhor define Floyd Mayweather Jr. Oito vezes campeão mundial em cinco categorias diferentes, Money é, sem dúvida, o mais talentoso lutador de sua geração. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ele se profissionalizou no mesmo ano e desde então não sabe o que é sair derrotado de um ringue. Dono de um dos sistemas defensivos mais fascinantes da história do boxe, Mayweather ostenta em seu cartel vitórias sobre lutadores da qualidade de Oscar de La Hoya, Miguel Cotto, Shane Mosley, Arturo Gatti, Juan Manuel Márquez e Zab Judah, dentre outros grandes nomes. Apesar dos 36 anos, ainda se mantém em alto nível e disposto a encarar grandes desafios. Com todas estas credenciais, Floyd se encaminha para finalizar uma carreira brilhante e colocar seu nome no rol dos maiores pugilistas da história.

Saúl Álvarez carrega em seus ombros o peso de ser a principal estrela mexicana da próxima geração de boxeadores do país mais importante do esporte. A iminente aposentadoria de Juan Manuel Márquez deixará uma lacuna que pode ser preenchida por Canelo, e ele deverá estar ciente desta responsabilidade. Apesar de jovem (22 anos), o mexicano já possui um longo cartel e é profissional desde os 16 anos. As críticas recebidas por não enfrentar adversários de primeira linha ficaram sem razão após seus últimos combates: a vitória linear sobre “Sugar” Shane Mosley e o triunfo sobre o ótimo Austin Trout alçaram Alvarez ao posto de melhor médio-ligeiro da atualidade. O poder de lançar golpes duros com ambas as mãos e as ótimas combinações na cabeça e no tronco lastimam os rivais, que até agora não encontraram um caminho para batê–lo.

Floyd Mayweather Jr e Saúl "Canelo" Álvarez: treze anos de diferença entre os adversários

Floyd Mayweather Jr e Saúl “Canelo” Álvarez: treze anos de diferença entre os adversários

Um combate entre lutadores invictos sempre gera muita expectativa e tensão de ambas as partes. Acredito que, se este duelo acontecesse daqui a uma ou duas temporadas, as chances de vitória do mexicano aumentariam devido a maior experiência adquirida e a idade ainda mais avançada do adversário.

Canelo pode pagar caro por sua “ansiedade”, mas o fato de praticamente ter implorado para que a luta contra Mayweather fosse realizada – e ainda aceitá-la em peso combinado (até 68,9 quilos) – mostram que o mexicano está disposto a enfrentar os melhores e colocar sua invencibilidade em risco. Aliás, um fator que pode fazer a diferença em favor de Canelo é exatamente o peso, visto que ele estará cerca de cinco quilos mais pesado que o americano no momento do combate.

Isto posto, acredito no favoritismo do ianque, principalmente por ele estar na posição de lutador mais talentoso e inteligente no ringue, independentemente do rival que venha a enfrentar. Como o mesmo gosta de dizer, “no way to beat me” (“não existe maneira de me vencer”). Em realidade, até agora ninguém foi capaz de decifrar seu estilo.

Depois de tudo que foi colocado, resta-nos aguardar pelo duelo entre a experiência e perspicácia de Floyd Mayweather versus a juventude e a força de Saúl Álvarez. O resultado desta batalha? Só saberemos no dia 14 de setembro.

Dúvidas, Sugestões, Críticas? Comentem na caixinha!

Quem escreve

Danilo Gustavo

Grande fã de esportes, principalmente os de combate. Estudante de psicologia, mas que encontra no boxe sua verdadeira paixão. “Nunca subestime o coração de um campeão”. Eu não subestimo!

Danilo Gustavo já publicou 49 matérias no MMA Brasil

16 Comentários em "Floyd Mayweather Jr e Canelo Álvarez unificam cinturões em duelo de invictos"

  1. Felipe Freitas disse:

    Mayweather vai caminhando para ser o atleta mais bem pago do ano mais uma vez.
    As últimas lutas do Mayweather eu assisti. Gostei muito. Deveria largar de ser malandro e começar a assistir outras lutas dele.

  2. Danilo disse:

    Mayweather x Gatti foi um show também

  3. Victor C disse:

    Danilo, como fica o confronto de estilos nesse duelo? O favoristismo do Mayweather é gigante mesmo?

    • Pra quem acha que o Floyd foge de luta, hoje o Canelo é o lutador que representa maior perigo pra ele. A diferença técnica entre os dois é enorme, mas o mexicano compensa com muita vontade, muita força física e ótima capacidade de socar.
      .
      Se ele conseguir pressionar o Mayweather constantemente, pode se dar bem. Ele é bom nisso, mas o Mayweather é mestre em evitar.

    • Victor, meu pensamento vai ao encontro do Alexandre, o Saul Alvarez pode pressionar o Mayweather e deixa – lo incomodado em alguns momentos da luta, principalmente pela diferença física entre os dois. ( Saul estará muito mais pesado no combate). Mas eu acredito que a técnica e a inteligência do Floyd vão se sobressair e ele deverá levar a vitória, possivelmente por pontos.

  4. Clint disse:

    Nunca fui de acompanhar muito boxe, lembro que assistia as lutas do Tyson e, mais tarde, do Popó, quando passavam na globo, mas, recentemente, por influência do MMA Brasil, comecei a assistir algumas coisas, até que vi pela primeira vez uma luta do Mayweather, na sua última apresentação. Fiquei fascinado com o seu talento. Foi com certeza melhor apresentação individual que lembro de ter visto em uma luta de boxe (lembrando que não assisti tantas assim), e com certeza farei de tudo para ver suas próximas lutas.

  5. Um parênteses sobre o que o texto diz em relação ao peso. Canelo luta com mais de 170 libras e o Mayweather provavelmente vai recuperar quase nada depois da pesagem, visto que ele mal corta peso pra bater 147 libras, imagina pra 152. Um vai recuperar entre 18 a 20 libras e o outro, 2 ou 3.
    .
    Outra coisa legal da luta: vai ser disputada na época da comemoração da independência mexicana, em Vegas, perto do México. Canelo é o mais popular lutador mexicano da atualidade. O MGM vai explodir.

    • MaR disse:

      Alexandre , pelo oque eu andei lendo o Canelo luta por volta dos 77Kgs e o Mayweather nunca passa dos 67 , sendo que a luta foi acertada em 68,9Kgs (152 libras ), entao com certeza o Canelo estára muito mais pesado e forte que o Money , e o Mayweather nao impos qualquer limite contratual para a reidrataçao do azteca , prevejo muitas fintas , pendulos e desvios fantasticos do Money…

  6. Jorge Cunha disse:

    Realmente essa tem tudo para ser a melhor luta de boxe do ano. Excelente ver que esses caras, mesmo sendo milionários e já tendo conquistado tanto, continuam com sangue nos olhos e com vontade de enfrentar sempre os melhores, pondo em risco, inclusive, a invencibilidade! Outra luta que promete é Tim Bradley VS Juan Manuel Márquez. Será que Floyd pega Bradley se este vencer Márquez?
    Esperamos as prévias das lutas, inclusive com aquele raio X que é feito com os grandes duelos do MMA!
    Abraços

  7. Edson disse:

    Dois dos três lutadores que mais gosto na atualidade, mas o canelo tem poucas chances, talvez a única seja desestabilizar o psicológico do money com um inédito(?) Nockdown Um ponto muito importante a favor do Money é que o Canelo fica meio lento no últimos rounds, já o Floyd ainda esta se aquecendo no sexto round.

  8. Bruno Sader disse:

    O Canelo só “implorou” pra luta acontecer pra enfiar uns 10 milhões de dólares (pelo menos…) em uma noite no bolso de uma vez, com 23 anos de idade.
    .
    Acho que o Floyd não vai ter força pra nocautear (faz tempo que ele não tem) e vai jogar no contra-ataque levando por pontos no final do 12o round. (sim, é o palpite mais óbvio).

    • Ou talvez pode se aproveitar que o Canelo cansa e ele não pra arrumar um nocaute a partir do décimo. Seria épico.

      • Bruno Sader disse:

        Nesse caso eu não consigo ter certeza pra comentar pq não vi mais que alguns highlights do Canelo, não sei como é a resistência dele com socos na face, principalmente vindo de um adversário mais fraco fisicamente.

        • Ele aguenta soco de nego mais forte, mas ele cansa. E cansar no boxe muitas vezes é trágico. Mas concordo com você que o normal é Mayweather por decisão. Três rounds pra cada até o sexto, 5-1 ou 6-0 Mayweather depois.

  9. Rodrigo13 disse:

    Vai ser uma luta BEM interessante.
    O Money chegou num ponto onde praticamente não tem mais adversário, fora o Canelo, falta o Pacman que mesmo não estando no auge ainda seria uma lutaça e se o Sergio Martinez conseguisse cortar peso também seria outra lutaça.

Assine o feed dos comentários

Deixe seu comentário

*

Desenvolvido por Fernando Acosta